Produção do iPad no Brasil começará em julho, afirma Mercadante

Em entrevista ao UOL, ministro da Ciência e Tecnologia diz que os tablets terão o mesmo tratamento que os notebooks, com isenção de vários impostos.

Apesar do prazo ser curto, a produção do iPad no Brasil começará em julho. É o que afirmou ontem (9/5) o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, em entrevista ao UOL Tecnologia.

Segundo ele, os tablets terão os mesmos incentivos fiscais que são concedidos aos notebooks. Com isso, será possível baixar o preço desses equipamentos. “Ao longo das próximas semanas, essa questão [da isenção fiscal] estará resolvida”, declarou ele ao UOL.

ipad2handson390x254.jpg
iPad: versão nacional pode custar menos de R$ 1 mil

De acordo com a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), como é importado, o aparelho da Apple paga todos os impostos atualmente: IPI (15%), Imposto de Importação (12%), ICMS (12%) e PIS/Cofins (9,25%). Se mudar sua classificação para computador e for realmente produzido no Brasil, o tablet terá desconto de cerca de 30%, com o PIS/Cofins sendo isento, o Imposto de Importação caindo para 10% e o IPI sendo alterado para 3% (redução de cerca de 80%), enquanto o ICMS deve ser mantido em 12%. A estimativa dos analistas de mercado é de que o “iPad brasileiro” custe menos de 1 mil reais.

Na semana passada a Folha de S. Paulo divulgou que a fabricante Foxconn, que produz o tablet para a Apple,  tinha a intenção de antecipar a produção para julho. Segundo a nota, o presidente da empresa, Terry Gou, enviou uma carta à presidente Dilma Rousseff, com exigências para que o negócio saísse  do papel. Na lista estariam a emissão imediata de passaportes para os funcionários da companhia e a definição tributária para os tablets.

Em abril, durante viagem à China, o Ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, anunciou que a Apple terá fabricação no Brasil e que a produção vai ficar a cargo da Foxconn, que já produz equipamentos como iPhone para Apple em fábricas na Ásia.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/05/10/producao-do-ipad-no-brasil-comecara-em-julho-afirma-mercadante/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s