Usuários de banda larga ultrapassam 40 milhões no Brasil

O Brasil encerrou abril com 40,9 milhões de acessos banda larga, dos quais 25,5 milhões são assinantes da internet móvel e 15,3 milhões de conexões fixas. Os dados fazem parte do balanço divulgado nesta quarta-feira, 18/5, pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), que constatou que esse serviço no País cresceu 53,2% em comparação com os números reportados há um ano.

O serviço prestado pelas redes fixas passou de 12,3 milhões de acessos, em abril de 2010, para 15,3 milhões no mês passado, com elevação de 24,7%. Já a banda larga móvel cresceu 77,4% em um ano. O número de modems 3G subiu de 5,2 milhões para 6,4 milhões nos últimos 12 meses e o de celulares, que permitem conexão à internet rápida, passou de 9,2 milhões para 19,1 milhões.

Segundo a entidade, a expansão dos serviços de banda larga nos últimos anos não se deu apenas em números absolutos, mas também na velocidade das conexões. Entre 2008 e 2010, a conexão média dos acessos em banda larga fixa no Brasil aumentou 70%, passando de 1 Mbps para 1,7 Mpbs, segundo estudo divulgado pela consultoria Teleco.

Dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT) indicam que no mesmo período o preço dos acessos fixos caiu 64%, mais que a média mundial, que foi de 52%. Enquanto isso, a base de clientes de banda larga aumentou 195% no período, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Os números mostram ainda que 28% das conexões no Brasil estão acima de 2 Mbps e já há cidades que contam com ofertas no segmento de altíssima velocidade, acima de 100 Mbps. A ampliação das conexões foi ainda maior na banda larga móvel, que apresentou 78% de crescimento no ano passado. A velocidade média por modems 3G passou a ser superior a 600 Kbps no fim de 2010.

fonte: http://computerworld.uol.com.br/telecom/2011/05/18/usuarios-de-banda-larga-ultrapassam-40-milhoes-no-brasil/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s