Firefox 6 chega ao canal Aurora

O time de desenvolvimento do Projeto Mozilla anunciou o lançamento do Firefox Aurora 6, uma versão de pré-lançamento que no futuro será lançado como a versão 6.0 do Firefox. De acordo com os desenvolvedores o lançamento no canal Aurora (o novo espaço de desenvolvimento para o Firefox da Mozilla) inclui alguns novos recursos que pretende dar a usuários e desenvolvedores web “mais controle sobre sua navegação e ambientes de desenvolvimento, com uma melhoria geral de desempenho.”

Uma das novidades é o Scratchpad, localizado no menu Web Developer, que dá aos desenvolvedores a facilidade de rapidamente construir e testar pequenos códigos em JavaScript no navegador. O Web Console agora pode ser movido livremente para outras partes da janela principal, ou até mesmo designado para uma janela separada. A última versão do Aurora também possui suporte a mais recursos do HTML5, DOM nível 3, eventos enviados por servidores, tecnologias de conexão, e muitas outras ferramentas de desenvolvimento. Uma lista completa das mudanças e novidades pode ser encontrada na página Firefox 6 para Desenvolvedores (em inglês).

O suporte ao protocolo WebSockets foi restabelecido no navegador. Tendo sido removido ano passado pela Mozilla por questões de segurança. WebSockets cria conexões permanentes entre clientes e servidores e permite que servidores enviem dados de forma independente para um cliente. Em conexões convencionais, o cliente sempre pede dados para o servidor através de negociações GET ou POST.

A Janela de Gerenciamento de Dados – acessível ao se digitar “about:permissions” na barra de navegação – é um recurso experimental que dá aos usuários o controle sobre o acesso que sites individuais tem sobre os dados de navegação, como cookies, senhas e informações de localização. O Gerenciador de Extensões com Plugin Check automaticamente verifica a compatibilidade de plugins instalados, inclusive o Flash Player. O tempo de inicialização diminuiu, graças ao Panorama Groups sob Demanda, que permite que usuários pesados de abas possam carregar grupos de abas enquanto usam o Panorama, uma versão evoluído do já conhecido Tab Candy.

Como é de praxe em revisões em desenvolvimento, não recomendados sua instalação em ambientes de produção e/ou de uso crítico. Pede-se também que os usuários testando o aplicativo enviem comentários ou relatem quaisquer problemas que encontrem.

Para mais detalhes sobre essa versão pré-lançamento do Firefox 6 pode ser encontrada no blog Future Releases. Usuários podem baixar a revisão do canal Aurora, nomeada 6.0a2, da página Firefox Future Releases.

Fonte: h-online, em inglês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s