Hardware de vigilância em vídeo para Linux

A Bluecherry, empresa especializada em vigilância de vídeo baseada em Linux, lançou na semana passada a série BC-Hde placas PCIe para codificação de vídeo, para compressão H.264 por hardware de múltiplas entradas.

Voltadas para soluções de vigilância, as placas permitem a gravação em tempo real de 4, 8 ou 16 entradas de vídeo em resolução de 352×240, ou a gravação em até 150FPS em resolução 704×480. O hardware ainda suporta 16 entradas de áudio, além de uma saída para monitor, que age como um multiplexador, um seletor entre as diferentes entradas, para exibir o vídeo das 16 entradas em uma TV através de vídeo composto. Cada entrada pode ainda codificar dois fluxos de vídeo H.264 e um fluxo de MJPEG simultaneamente. As placas também possuem tecnologia de detecção de movimento embarcadas.

O interessante do lançamento é o driver que acompanha a placa, que está licenciado sob a GNU-GPL (GNU General Public License). O driver foi desenvolvido pela própria Bluecherry e é totalmente compatível com o módulo Video4Linux2 e com o ALSA, através dele os aplicativos dentro do espaço de usuário podem acessar todas as funcionalidades da placa. Ao contrário do que é habitual nesse hardware, a placa não possui firmware, dependendo completamente do driver aberto para se integrar ao sistema.

O driver em GPL, que está disponível para download no github, oferece ainda uma novidade tecnológica para o sistema Linux, sua implementação de codificação de vídeo em tempo real traz para o universo do código aberto avanços nessa área, ainda incipiente.

Fonte: Assessoria de imprensa Bluecherry

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s