Mercado móvel em números: iOS lidera tablets e Android smartphones

Até 2015, o iOS continuará liderando o mercado de tablets, com uma fatia menor do que hoje, enquanto o Android continuará crescendo em smartphones.

A evidência é cada vez maior: o Android será o maior desafio para o iPhone e o iPad da Apple. No mercado de computadores tablets, o sistema móvel iOS lidera com folga, enquanto o Android é o único sistema alternativo que registra uma parcela do mercado com dois dígitos.

No setor de smartphones, há outros concorrentes significativos, como o BlackBerry e o Windows. Mas a parcela de mercado do BlackBerry está caindo, segundo o último relatório da ComScore. Na verdade, a Apple ultrapassou a RIM de acordo com os últimos dados, enquanto a Microsoft ainda não possui uma forte presença.
Como o iOS, da Apple e o Android, da Google estão, lado a lado? Vamos olhar os números.
Mercado de tablets
No ano passado, o iPad liderou com 83.9% do mercado global de tablets, enquanto aparelhos com Android ficaram bem atrás, com apenas 14.2%, segundo o Gartner. Outros dados confirmam estes contrastes. Uma pesquisa online da Moldelmetrics Web, por exemplo, diz que 83% dos entrevistados pretendem colocar iPads na empresa e apenas 34% tem planos para tablets com Android.
Worldwide tablet market share (%)
Por outro lado, o Gartner espera que essa diferença no mercado seja mais equilibrada durante os próximos anos. Até 2015, a expectativa é que o iOS tenha 47.1% do mercado global e que o Android chegue aos 38.6%.
Conclusão: O iOS deve continuar liderando o mercado de tablets pelos próximos anos, mas o Android deve crescer consideravelmente.
Mercado de smartphones
Apesar de sua reputação como smartphone pioneiro e inovador quando foi anunciado em 2007, o iPhone não tem a mesma parcela de mercado que o iPad. A Apple possui mais de um quarto do mercado de smartphones dos Estados Unidos, segundo um relatório da comScore MobiLens, mas a IDC estima apenas 15.7% da fatia global.
US smartphone market share (%)
E alguns analistas esperam que os números do iPhone caiam em todo o mundo conforme o Android e o Windows Phone ganhem mais atenção. A IDC prevê que o Windows Phone seja o segundo sistema operacional mais utilizado até 2015, atrás do Android e seguido pelo iOS, que fica em terceiro lugar.
Os últimos dados da comScore mostram que o Android se tornou o líder no mercado norte-americano de smartphones, ultrapassando o BlackBerry, enquanto o iPhone ficou em terceiro lugar. A Google afirmou em abril que mais de 350 mil smartphones Android são ativados todos os dias.
Conclusão: O Android fez um trabalho impressionante para bater a Apple no mercado de smartphones, apesar da liderança da Apple no primeiro momento.
Catálogo de aplicativos
É questionável se um usuário precisa acessar 350 mil aplicativos (iOS) ou até mesmo 88 mil aplicativos (Android). A chave aqui é se os aplicativos mais importantes e interessantes estão disponíveis na plataforma.
Available apps (in thousands)
Isso é difícil de medir, mas o número geral de aplicativos em um sistema é um bom indicador de como ele atrai desenvolvedores e das chances de que novos apps serão desenvolvidos para a plataforma.
Conclusão: Aqui, a Apple também tem uma liderança significativa, mas o Android está crescendo.
Conclusão geral
A Apple já está bem à frente em tablets – um mercado com um potencial de crescimento gigantesco. O Gartner prevê que as vendas de tablets de mídia aumentem: de 17 milhões de unidades vendidas no ano passado para 70 milhões vendidas neste ano e 294 milhões de unidades até 2015.
Mesmo com a estimativa de que a parcela da Apple caia de 84%, no último ano, para 47% até 2015, esse é um novo negócio gigantesco para a companhia, com estimativa de 138 milhões de dispositivos vendidos em 2015. Mas o Android não estará muito atrás, com 39% e 113 milhões de unidades. Ambos, iOS e Android, serão jogadores fundamentais na era de computação móvel “pós-PC”.
Vendas globais de smartphones devem crescer mais de três vezes de 2010 a 2015, também segundo o Gartner. O crescimento do Android deve crescer de 67 milhões de unidade vendidas em 2010 para 539 milhões em 2015, conforme a parcela de mercado mais do que dobrará. O mercado global da Apple também crescerá, de forma mais modesta, de 15.7% com 47 milhões de unidades vendidas para 17.2% com 190 milhões de unidades vendidas.
Aqui, o Android é claramente o vencedor, mas a Apple pode ter ajuda de todos os novos usuários de iPads. Muitos podem querer um celular com o mesmo sistema e aplicativos do tablet.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s