Que tal uma bateria quase líquida?

https://i2.wp.com/info.abril.com.br/noticias/blogs/planetaverde/files/2011/06/bateriasemisolida.jpg

Um grupo de pesquisadores do MIT conseguiu desenvolver uma bateria quase-líquida que pode ser a chave para a popularização dos veículos elétricos.

Os carros verdes são projetados há bastante tempo, mas seu desempenho ainda deixa a desejar quando comparado aos movidos a gasolina/álcool.

E aí que entra a equipe do MIT com sua nova arquitetura, chamada célula semi-sólida. Nela, componentes ativos das baterias (eletrodos positivos e negativos) são feitos de partículas suspensas em um eletrólito líquido. Essas duas suspensões são bombeadas através de um sistema separado por filtros (membranas porosas).

Na foto, a substância preta pegajosa no pote é o que abastece a bateria.

O segredo que faz esse projeto até 10 vezes mais eficiente do que as baterias “líquidas” já existentes é que ele combina a estrutura de baterias aquosas com a química de baterias de lítio-íon. Além disso, ele separa suas duas funções (armazenar energia e liberá-la quando necessário) em duas estruturas físicas diferentes.

Os pesquisadores acreditam que possam reduzir pela metade o tamanho e o custo das atuais baterias – o que tornaria os veículos elétricos competitivos no mercado.

Recarregar a invenção seria tão fácil quanto encher o tanque; basta trocar o líquido ou trocar de tanque e deixar para recarregar o material usado quando tiver tempo.

O projeto já foi licenciado por uma empresa chamada 24M Technologies – o que é um ótimo sinal para que seja posto em prática.

Resolver o problema da eficiência e tamanho das baterias já seria um grande avanço rumo à popularização dos carros elétricos. Afinal, para as coisas verdes emplacarem e serem realmente adotadas pelas pessoas, elas precisam apresentar vantagens de mercado. Apenas uma minoria estaria disposta/ teria condições de pagar mais caro por um carro menos eficiente que o movido a gasolina – mesmo sabendo que ele polui menos.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/blogs/planetaverde/carros/que-tal-uma-bateria-quase-liquida/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s