5 razões para ainda considerar o Android em vez do iPhone

Os recursos que chegarão com o iOS 5 são suficientes para eternizar o iPhone como líder? Não necessariamente.

Assim como aconteceu com outros updates do iPhone, o iOS 5 persegue os passos dos competidores da Apple – com destaque para o Android – , ao adicionar recursos como integração com Twitter, o iMessage e armazenamento na nuvem por meio do iCloud.

Mas tudo isso faz o iPhone um líder isolado e absoluto? Não necessariamente. O Android ainda tem alguns recursos que ainda não estão presentes no iPhone, e que devem ser considerados na hora de fazer uma compra, principalmente se alguma dessas ferramentas forem importantes para você.

Navegação GPS
Celulares Android oferecem GPS guiado por voz gratuitamente desde 2009, enquanto que o Mapas do iPhone obriga ao usuário a olhar frequentemente para a tela do seu aparelho e interpretar as orientações enquanto dirige – o que pode ser particularmente perigoso.

Há aplicativos terceirizados para iPhone que apresentam esse recurso, como o Mapquest ou o TomTom, porém o método integrado do sistema operacional do Google permite aos usuários saltar diretamente para a navegação a partir de links de endereços presentes em outros aplicativos. Com o iPhone, é preciso copiar e colar manualmente o endereço no app de sua escolha.

Configurar aplicativos padrão
A falta de um aplicativo de posicionamento global nativo pode não ser um problema se fosse possível fazer com que apps terceirizados fossem abertos como padrão para determinadas funções. No Android, se o usuário quiser utilizar aplicativos alternativos para e-mail, navegação web ou GPS, é possível configurar outros apps como padrão para todas as funções.

Um exemplo é deixar o Dolphin HD como browser padrão para abrir os links em vez do navegador do Android. É um recurso que torna a customização muito maior e mais simples na plataforma do Google em comparação à da Apple.

Comandos de voz mais avançados
Os rumores a respeito de comandos de voz avançados no iOS 5 não se confirmaram, logo, por enquanto o Android proporciona mais opções, que são integradas ao sistema.

Os usuários podem ditar e-mails e mensagens de texto e obter as coordenadas falando diretamente para o smartphone. É possível também executar músicas em apps terceirizados como o Pandora com comandos “listen to”, enquanto a ferramenta de música por voz do iPhone só pode ser acessado pelo aplicativo do iPod.

Widgets
Os widgets do Android mostram certos tipos de informação diretamente na tela inicial, como notícias recentes, resultados de jogos, novas mensagens ou controles de execução de conteúdos multimídia. Por outro lado, muitos desses widgets contribuem para a desordem do aparelho – mas, se você encontrar aqueles que são certos para você, eles ajudam a economizar tempo.

Escolha de hardware
Deixando de lado o que o software oferece, o Android proporciona mais escolhas de hardware para os compradores de smartphone, incluindo aparelhos com telas maiores, teclados físicos e outras características que ainda não estão disponíveis no iPhone, como processadores dual core. O hardware do iPhone é excelente, mas pode não ser perfeito para certas pessoas.

(Jared Newman)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s