Tecnologia além da Web: Finanças em dia, com desejos realizados

Tecnologia além da Web é aquela que permite integrar todas as informações sobre a vida das pessoas. Foi sob essa premissa que André Luis Martins Gomes, analista de sistemas do Banco Bradesco e mestrando em Engenharia de Software pela USP, desenvolveu o projeto vencedor do Prêmio Ciab Febraban 2011.

No trabalho, batizado de 2Wish, Gomes abordou o conceito de gestão de extrato bancário unificado que exibe on-line, no formato de calendário, o dinheiro disponível de um correntista, pagamentos e investimentos para cada dia do mês.

“É uma ideia simples, mas que atende às necessidades de muitas pessoas. Eu e muitos amigos temos dificuldades para controlar as finanças. Como no banco os extratos de conta corrente, poupança, cartão de crédito são segregados, dificultando a administração do dinheiro, pensei em integrá-los para facilitar”, afirma Gomes.

Desde quando soube o tema do prêmio, que desafiou jovens a desenhar o banco do futuro, Gomes começou a avaliar quais eram as necessidades não só da geração Y, da qual faz parte, mas de todos aqueles que querem realizar o sonho de comprar uma casa, um carro e outros produtos.

Por isso, uma das funcionalidades do sistema criado por ele foi a wish list. “Se eu tenho uma quantia de dinheiro no banco e incluo na minha lista de desejos que gostaria de comprar um carro, por exemplo, posso me programar melhor e o banco pode me oferecer oportunidades de acordo com os meus sonhos”, explica.

Para ele, a centralização das informações bancárias é um conceito novo, mas emergente. “Acredito que o mercado está caminhando para migrar tudo para a nuvem, disponibilizando informações a qualquer hora e em qualquer lugar. Meu trabalho é a identificação de uma tendência e é perfeitamente possível em uma instituição financeira”, afirma. “A forma que o banco trabalha não muda, a diferença é a centralização”, pontua.

Gomes acredita que o principal desafio para viabilizar o projeto não seria tecnológico, mas sim de estabelecimento de parcerias entre instituições financeiras e outras empresas que possam ser integradas aos serviços oferecidos pelo 2Wish.

“Outro recurso que imaginei é a comunicação da conta com eletrodomésticos. A geladeira, por exemplo, ao identificar que um alimento está acabando, realizar automaticamente, via web, a compra em um supermercado. O pagamento seria realizado sem interferência do usuário”, explica. Para viabilizar esse cenário, prossegue, o banco teria de firmar pelos menos duas parcerias.

Bancos e clientes poderiam usufruir dos benefícios do 2Wish, afirma. Para as instituições financeiras, oferecer produtos e serviços personalizados e alinhados aos objetivos de vida do cliente. “A Teoria da Cauda Longa diz que massificar produtos em um único formato não é mais indicado. É possível customizá-los e com isso a satisfação do consumidor aumentará”, pontua. Os clientes com as finanças sob controle, explica, teriam mais tempo para pensar nos desejos e no futuro. “Além disso, vão conseguir atingir mais rapidamente seus objetivos.”

Laércio Albino Cezar, vice-presidente executivo do Bradesco, afirma que o banco tem a intenção de avaliar de perto o trabalho de Gomes. “Com certeza o tema é foco de atenção para nós, mas trata-se de um projeto futurista e, em razão disso, temos de avaliar com cuidado”, diz.

Como tudo começou

Durante três meses, de janeiro a abril, ele se dedicou ao desenvolvimento do projeto. Os finais de semana com a namorada foram substituídos por planejamento, desenhos e produção de textos para o vídeo de cinco minutos. Perfeccionista, diz, até os últimos minutos do prazo de entrega realizou ajustes no trabalho. O esforço valeu a pena, segundo ele. O prêmio de 12 mil reais ainda não tem destino. “Vou fingir que ele não existe por enquanto”, brinca.

Gomes acredita que o planejamento foi a etapa mais importante. “Como atuo na área de gerenciamento de projetos no banco sei que essa etapa é vital para o sucesso. Me debrucei especialmente nessa fase”, revela. Já a maior dificuldade, aponta, foi escolher quais elementos deveriam ser apresentados. “O esboço tinha dez minutos e tive de reduzir pela metade.”

Trabalhar na área de tecnologia foi, para ele, um diferencial. “Sempre estou em contato com novas soluções. Mas penso que criatividade é um exercício diário e é por isso que mantenho o blog, o Brainstorm de TI (http://brainstormdeti.wordpress.com/), para expor ideias e pensar em inovações.”

Essa é a segunda vez que ele participa do prêmio. “No entanto, no ano passado soube da inscrição praticamente no fim e não tive tempo para elaborar um projeto mais adequado ao tema”, diz. Ainda assim, ele afirma que até hoje o trabalho é um dos mais acessados em seu blog. “Geração Y atrai os olhares das empresas e das pessoas”, acredita.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/06/15/tecnologia-alem-da-web-financas-em-dia-com-desejos-realizados/

Anúncios

Um comentário em “Tecnologia além da Web: Finanças em dia, com desejos realizados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s