Dois iPhone 4 vão ao espaço em julho

Dois aparelhos iPhone 4, da Apple, irão embarcar no ônibus Espacial Atlantis e partir para uma temporada em órbita da Terra.Os smartphones são a base de um experimento desenvolvido pela Odyssey Space Research para testar algumas funcionalidades na Estação Espacial Internacional. Eles foram certificados pela Nasa e devem decolar em 8 de julho, junto com a missão STS-135 do ônibus espacial Atlantis. O voo marca a despedida dos ônibus espaciais.

A empresa criou um aplicativo para iOS chamado SpaceLab que realizará quatro experimentos. O Limb Tracker é um navegador  que tira fotos da Terra e mede altitude estimada e ângulos. O Sensor Cal é um experimento de calibração que usa fotos, dados e acelerômetros; O State Acq State Acquisition usa uma série de fotos da Terra combinadas com dados do acelerômetro para estimar a posição da nave – altitude e longitude. O LFI Lifecycle Flight Instrumentation  mede a radiação e seus efeitos no aparelho.

Para facilitar a vida do astronauta encarregado de manipular os iPhones, todos os procedimentos são explicados passo a passo no próprio aparelho – sem a necessidade de instruções em papel.

Quem quiser reproduzir os experimentos em Terra pode baixar o aplicativo SpaceLab na App Store por US$0,99 – mas saiba que alguns dados foram alterados na versão para download para levar em conta a gravidade.

Quando os experimentos estiverem finalizados, os dois aparelhos retornarão à Terra – a primeira oportunidade é no veículo russo Soyuz, na primavera de 2011. Os dados serão coletados, analisados e compartilhados via o mesmo app.

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/dois-iphone-4-vao-ao-espaco-em-julho-11062011-3.shl

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s