Fim do Adobe AIR para Linux

A Adobe anunciou que não lançará mais a versão para desktop Linux do SDK e runtime AIR, a plataforma da empresa para aplicativos para internet rica (rich internet application ou RIA). A versão 2.6 será a última do AIR com suporte direto à Linux. A empresa lançounessa semana a versão 2.7.

A Adobe ira agora concentrar seus esforços em prover um “Kit de portabilidade Linux para AIR” para que parceiros do programa “Open Source Project” (OSP) possam continuar personalizando e integrando os aplicativos AIR mais diretamente em sistemas Linux.

David McAllister, diretor da Open Source and Standards (OSS) na Adobe, disse em um anúncio que ele previra, em 1999, uma fatia de mercado para desktops Linux entre 10 e 15% para 2005, mas isso não aconteceu. A empresa contabilizou até hoje uma parcela de apenas 0,5% de downloads do AIR para Linux e uma curva de crescimento de apenas 1% ao ano.

Com o crescimento acelerado da plataforma Android no mercado de dispositivos móveis, a Adobe decidiu realocar seus recursos e se concentrar no suporte às implementações de seus parceiros com projetos abertos. “Essa mudança permitirá que foquemos nossas plataformas no futuro das máquinas Linux, em dispositivos móveis.” Escreveu McAllister, que seguiu indicando as novas prioridades para o Android, como desempenho, compatibilidade e estabilidade.

Uma entrada do blog oficial da equipe de desenvolvimento do Adobe AIR e Flash Player deu mais detalhes sobre a futura compatibilidade da plataforma no ambiente Linux. Para mais detalhes, a Adobe forneceu um documento com esclarecimentos.

Fonte:http://www.linuxnewmedia.com.br/lm/noticia/fim_do_adobe_air_para_linux

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s