Acelerador acha partícula parente do nêutron

 

 

Acelerador de partículas dso Estados Unidos detecta parente do nêutron previsto por cientistas, mas nunca antes observado. Em um anúncio feito hoje pelo físico Pat Lukens, do Laboratório Nacional Fermi, foi confirmada a observação da particular chamada Xi-sub-b.

Sua existência havia sido prevista no Modelo Padrão da física, porém ela nunca havia sido detectada devido à dificuldade envolvida no processo: ela é rara e produzida somente em colisões de grande energia, envolvendo outras partículas maiores. Além disso, viaja apenas uma fração de milímetro antes de decair.

Para se ter uma ideia, o Tevatron, do Fermi, o segundo maior acelerador de partículas do mundo, realizou 500 trilhões de colisões próton-antipróton para obter 25 resultados que pudessem ser avaliados e confirmassem a observação.

A partícula Xi-sub-b é neutra, formada por três quarks: um “strange”, um “up” e um “down”.  Ela é cerca de seis vezes mais pesada do que um próton ou nêutron.

Os quarks são as chamadas partículas elementares- o que significa que não podem ser divididos. Para por em perspectiva, vale lembrar que os átomos são formados por partículas pesadas como prótons e nêutrons. Essas partículas recebem o nome de hádrons e, por sua vez, são formadas por diferentes combinações de quarks. Existem seis tipos de quarks e são eles que determinam a carga de uma partícula (positiva, negativa, ou neutra).

Há os “ups”  (de carga +2/3), os “downs” (carga -1/3), “charmed” (carga +2/3), “strange” (-1/3), “top” (+2/3) e “bottom” (-1/3). O próton, por exemplo, possui dois quarks “up” e um “down”. Sua carga é, portanto, +1. Por essa mesma conta, a Xi-sub-b (um “strange”, um “up” e um “down”) é neutra.

Medir as propriedades dessas partículas é  uma forma de testar e aprimorar o Modelo Padrão. É também uma importante descoberta para o FermiLab, que luta para tentar manter seu acelerador Tevatron funcionando.

 

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/acelerador-acha-particula-parente-do-neutron-20072011-30.shl

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s