Antenas impressas capturam energia

 

 

 

Pesquisadores da Escola de Engenharia Elétrica e de Computação da Georgia Tech, nos Estados Unidos, desenvolveram uma pequena antena impressa capaz de capturar a energia de ondas eletromagnéticas e convertê-la em energia elétrica que pode ser usada em pequenos dispositivos eletrônicos.

As ondas eletromagnéticas são emitidas por diversas fontes como emissoras de rádio e TV, redes de celulares e satélites, roteadores WiFi, entre muitas outras. Segundo Manos Tentzeris, professor da instituição e líder da pesquisa, “Há uma enorme quantidade que energia eletromagnética à nossa volta, mas ninguém era capaz de pegá-la”.

A tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores de Tentzeris usa impressoras de tinta comum (combinada com uma emulsão que leva nanopartículas de prata e/ou outro material) para imprimir antenas de banda ultralarga em polímeros ou até em papel. Essas antenas são capazes de capturar energia de ondas que tem frequência de 100MHz até 15GHz ou até mais.

Os testes realizados pela equipe de Tentzeris com bandas de TV já renderam centenas de microwatts de energia e eles acreditam que, com sistemas multi-banda, seja possível chegar à casa dos miliwatts, o que já seria suficiente para prover energia para dispositivos como microprocessadores e sensores.

Entre as aplicações possíveis para a tecnologia, que deve chegar ao mercado a um preço baixo, os pesquisadores citam a provisão de energia para sensores de diversas utilidades: segurança de aeroportos, monitoração de temperatura e umidade de casas, detecção de problemas estruturais em edifícios, monitoração de estado de materiais perecíveis, entre outros.

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/antenas-impressas-capturam-energia-do-ar-20072011-33.shl

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s