Hollywood consegue bloqueio de site pirata

 

Estúdios de Hollywood conseguiram, na Alta Corte de Justiça britânica, uma decisão que obriga o provedor de internet BT a bloquear o acessos de seus clientes ao site Newzbin2, usado para encontrar links para download de filmes pirateados.O serviço que, segundo informações do Daily Telegraph, tem cerca de 700 mil membros é, na verdade, um indexador de links da rede de compartilhamento por P2P Usenet. Para bloqueá-lo, a BT terá que usar um sistema desenvolvido para bloquear imagens de pedofilia.

Enquanto a indústria cinematográfica vê a decisão como uma vitória, que dá base para a responsabilização dos provedores de internet, a BT alega que proibir seus clientes de acessar um site pode dar início a uma onda de censura.

Loz Kaye, líder do Partido Pirata britânico, concorda com a empresa. “Esse é um dia terrível para o usuário britânico comum da internet. O julgamento estabelece um preocupante precedente para a censura na internet. (…) Parece que nossos direitos digitais são determinados por Hollywood, não pelo parlamento”.

Contudo, o bloqueio é, obviamente, contornável e há quem o aponte como insuficiente. É o caso de Mike O’Connor, da Consumer Focus, organização britânica de defesa dos consumidores. “O bloqueio do acesso ao Newzbin2 é uma medida míope e não reduzirá a demanda por filmes de Hollywood. Consumidores buscarão outras fontes e a única solução de longo prazo é ter mais e melhores alternativas dentro da lei. (…) O que nós realmente precisamos é que os membros da Motion Picture Association sejam inovadores e se concentrem em atender, legalmente, à demanda do consumidor britânico.”

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/internet/hollywood-consegue-bloqueio-de-site-pirata-28072011-27.shl

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s