De acordo com o site Korea Joongang Daily, um ataque cracker roubou os dados de cerca de 35 milhões de usuários do portal Nate e da rede social Cyworld, dois dos maiores sites da Coreia do Sul.
A SK Communications, responsável por ambos os serviços, comunicou que diversas informações como nomes, emails, senhas, além de celulares e números de segurança social, podem ter sido expostos, embora ainda não se saiba a exata extensão do dano.
A empresa desconfia que os ataques podem ter sido originados na China e pediu a ajuda da polícia para investigá-los. “Nós vamos verificar se o vazamento foi um trabalho interno ou de hackers de fora. Também vamos ver se o ataque foi causado códigos IP maliciosos vindos da China”, disse um oficial.
A Coreia do Sul tem um histórico de ataques crackers, mas esse foi, provavelmente, o maior. Ainda segundo o Korea Joongang Daily, em 2008, dois ataques a websites expuseram os dados de aproximadamente 11 milhões de usuários cada. Já em 2011, em abril, uma nova investida roubou dados pessoais de 420 mil usuários.