Google cria site para reserva de hotéis

 

O Google acaba de colocar no ar uma versão ainda experimental do Hotel Finder, seu serviço de reserva de hotéis. O site permite pesquisar hotéis numa determinada área, obter informações sobre eles e, por meio de outros sites, fazer as reservas.

O Hotel Finder está funcionando, por enquanto, apenas para reservas de hotéis nos Estados Unidos. O usuário indica o nome da cidade e a data em que quer se hospedar e o Google inicia uma busca, listando os hotéis com vagas disponíveis. Controles deslizantes permitem filtrar os resultados por faixa de preço, valor atual em relação ao preço médio do hotel, número de estrelas e nota dada pelos usuários.

Hotéis no mapa

Até aí, o serviço não é muito diferente de outros como Decolar.com, Hotéis.com e Expedia. O que diferencia o Google Hotel Finder de outros serviços do gênero é, principalmente, a maneira como os resultados são apresentados. Para começar, os hotéis podem ser vistos numa lista já com as informações básicas ou sobre o mapa da cidade.

Neste último caso, o usuário usa o mouse para delimitar um ou mais polígonos, definindo as áreas da cidade onde os hotéis devem ser pesquisados. Há, também, uma opção permite destacar, no mapa, as áreas mais procuradas pelos viajantes. A pessoa ainda pode montar uma lista mais curta, selecionando os hotéis que lhe parecem mais interessantes.

Clicando-se sobre o nome de um dos hotéis, o Hotel Finder exibe informações detalhadas sobre ele, assim como uma coleção de fotos. As teclas J e K permitem avançar e recuar na lista rapidamente.

Assim, não é necessário ficar abrindo novas janelas do browser para ver os detalhes sobre cada hotel.

O site lista comentários sobre o hotel feitos por usuários do Google. Links para mais comentários remetem a sites como Trip Advisor, Bookings.com e Travelpod. No alto da tela aparecem o preço da diária e um percentual que indica como ele se compara com o preço médio, ao longo do ano, para aquele hotel. Assim, pode-se saber se a diária está sendo oferecida com desconto ou acréscimo em relação ao seu preço típico.

Um botão com a inscrição Book (Reservar) mostra preço da diária do hotel em vários sites de reservas que são anunciantes do Google com os respectivos links. Get a Room, Hotel Club, Priceline, Travelocity e Booking.com são alguns deles. O Google informa tanto o preço básico como o total com as taxas, que costumam fazer bastante diferença nos Estados Unidos. Um último link leva ao site do próprio hotel, mas sem o preço. Alguns hotéis são listados sem o preço e sem link para reserva. São aqueles que foram encontrados pelo mecanismo de busca, mas que não são atendidos pelos sites de reserva que anunciam no Google.

Google x Bing

Além de competir com os sites especializados em viagens, o novo serviço parece ser uma resposta à rival Microsoft. O buscador Bing já inclui serviços de busca não só de hotéis mas também de voos, algo que o Google ainda não possui. Mas um serviço de reserva de voos certamente está nos planos da empresa de Mountain View. Em abril, ela anunciou que estava adquirindo a ITA Software, companhia especializada em aplicativos de gerenciamento de voos para companhias aéreas e agências de viagens. Tudo indica que o Google Flight Finder vem aí. É só uma questão de tempo.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/internet/google-cria-site-para-reserva-de-hoteis-02082011-7.shl

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s