INdT estuda banda larga em frequência de TV

 

De olho nas possibilidades de expansão da banda larga, o INdT (Instituto Nokia de Tecnologia), integrante da Nokia no Brasil, divulga uma pesquisa sobre os “white spaces”, que são conjuntos de frequências inutilizados nas faixas VHF e UHF. Segundo o INdT, estes espaços possuem grande potencial para transmissão de dados e podem ser aproveitados para levar conexão de dados de alta velocidade até áreas mais remotas.

Hoje, algumas faixas de frequência são reservadas para serviços como televisão, rádio, telefonia celular etc. Após a migração do sinal de TV analógica para a TV digital, foram criados espaços em determinadas faixas em algumas regiões, os chamados ‘white spaces’.

O INdT estuda a possibilidade de usar estes espaços para expandir a conexão de banda larga para áreas rurais e aumentar os serviços e a qualidade em regiões metropolitanas.

Além do acesso à internet, outras possibilidades de uso destes espaços são avaliadas como automação residencial, distribuição sem fio de sinais de áudio e vídeo e a utilização dessa rede como alternativa das redes celulares atuais.

Segundo o instituto, os canais de freqüência são recursos caros e limitados, por isso a necessidade de aproveitar essas freqüências e aumentar sua eficiência.

 

Os planos para usar os espaços da frequência podem sair do papel a partir de 2013 no mercado mundial. No Brasil, os equipamentos para tornar esta tecnologia acessível devem chegar em 2016, após a migração completa do sistema televisivo para a tecnologia digital. Hoje, há somente protótipos usados em pesquisas.

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/ti/indt-estuda-banda-larga-em-frequencia-de-tv-01082011-36.shl

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s