Software combate desperdício de água

 

 O desperdício é um problema grave dos sistemas de abastecimento de água, como mostrou um estudo de 2006 do Banco Mundial. Segundo ele, os vazamentos e desvios propositais podem fazer com que 30% do volume de água “produzido” seja perdido, mas talvez haja uma solução.Um software de monitoramento da empresa israelense TaKaDu está sendo testado no Reino Unido e tem conseguido bons resultados.Umas das maiores dificuldades é detectar com rapidez esse vazamentos, mas segundo Amiir Peleg, fundador da empresa, isso não se deve à falta de dados, mas à capacidade de analisá-los. Em entrevista ao The Economist, ele afirmou que, pelo menos nos países mais ricos, as redes de distribuição têm milhares de sensores instalados, mas não sabem o que fazer com tanta informação.

 

O programa da TaKaDu faz exatamente isso. Através de testes estatísticos, ele detecta anomalias e desvios, inclusive pequenos vazamentos ignorados pela maioria dos sistemas de monitoramento atuais.

Ele foi instalado ao longo de 3 mil km de tubulações em Londres e conseguiu ser, em média, 9 dias mais rápido para detectar pequenos vazamentos e cerca de 3 horas e meia em grandes perdas. Com o sucesso, seu uso será expandido para os 10.400km da tubulação do sistema do Tamisa.

 

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/internet/software-combate-desperdicio-de-agua-28072011-34.shl

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s