Provedores roubam dados de buscas nos EUA

 

As buscas realizadas por milhares de usuários americanos estão sendo roubadas e redirecionadas por alguns provedores de internet (ISPs) no país.Patentes registradas por uma das empresas envolvidas nesses roubos, a Paxfire, sugerem que estas ações possam fazer parte de um plano para permitir que provedores gerem lucros ao rastrear quais sites os usuários estão acessando. Tal prática é considerada ilegal nos Estados Unidos.

As firmas de advocacia Reese Richman e Milberg, especializadas em direitos do consumidor, entraram com uma ação contra um dos provedores e a Paxfire (que acreditam ser a responsável por fornecer equipamentos para os roubos e redirecionamentos).

Os roubos de informações parecem visar somente buscas por determinados nomes de marcas. Por exemplo, usuários que buscam pelo termo “Apple” na barra de buscas do navegador normalmente veriam os resultados na página do serviço de buscas de sua escolha.

No caso de envolvimento do provedor, a busca é interceptada antes de aparecer o resultado do serviço de pesquisas. No caso a busca é redirecionada para uma empresa de marketing online, que então direcionaria o usuário diretamente para o site de vendas da Apple.

Mais de 10 provedores nos Estados Unidos estariam envolvidos no esquema. A descoberta foi feita por dois pesquisadores do Instituto de Ciências da Computação da Universidade de Berkeley, na Califórnia. Eles monitoraram os redirecionamentos durante meses e garantem que o processo gera bastante lucro aos ISPs.

Os pesquisadores identificaram mais de 165 termos de buscas que estariam sendo repassados para empresas de marketing online e que então eram redirecionadas para as páginas comerciais das empresas.

Uma dessas empresas de marketing seria a Commission Junction (CJ), uma firma que os varejistas pagam para receber tráfego aos seus sites. Organizações que fornecem tráfego à CJ recebem uma parcela (cerca de 3%) das compras efetuadas pelos usuários nesses sites. A CJ informou aos pesquisadores que está investigando o comportamento dessas empresas acusadas.

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/internet/provedores-roubam-dados-de-buscas-nos-eua-06082011-14.shl

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s