O Google está deixando de inovar

https://i1.wp.com/info.abril.com.br/noticias/blogs/nalinhadogoogle/files/2011/08/googleplex.jpg

O Google está perto de se transformar em mais um dinossauro do Vale do Silício. A capacidade de inovação da companhia diminui cada vez mais.

Uma das vítimas recentes dessa mudança de rumo é o App Inventor, serviço que ajuda pessoas sem conhecimento de programação a criar aplicativos para o Android. Apesar de ser muito popular em escolas nos Estados Unidos, ele será descontinuado no fim do ano. O anúncio foi publicado no fórum oficial do App Inventor e causou indignação entre os internautas que o utilizam.

Mas o que isso tem a ver com uma crise na inovação da empresa? Simples. Vai-se embora mais um dos produtos disponíveis no Google Labs, um celeiro de ideias que também será desativado. De lá saíram muitas das invenções do Google. Claro que várias não deram certo, mas outras se transformaram em serviços ou funcionalidades que aprimoraram produtos já existentes. Foi ali que nasceram o Maps, o Reader, o iGoogle, o Trends e o Docs, por exemplo.

A morte do Labs e dos seus projetos ainda em estágio experimental, como o App Inventor, remove da web um espaço livre para a criação. O Google diz que pretende concentrar seus esforços nos produtos já existentes. Não foi esse o mesmo discurso da Microsoft tempos atrás? Larry Page assumiu a direção da empresa no início do ano com o objetivo de fazê-la voltar a funcionar como uma startup. O que se vê, no entanto, é o contrário. Transformado em um gigante, parece que o Google se cansou de arriscar.

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/blogs/nalinhadogoogle/google-inc/o-google-esta-deixando-de-inovar/

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s