TrES-2b é planeta mais negro já encontrado

 

Astrônomos anunciaram ontem a descoberta de um exoplaneta mais escuro do que carvão.

Sua cor absolutamente negra possui apenas um leve brilho avermelhado, causado pelas altíssimas temperaturas em sua superfície.

Os exoplanetas são todos os planetas que orbitam uma estrela que não o nosso Sol – justamente o caso do TrES-2b, descoberto em 2006 orbitando a GSC 03549-02811, a 750 anos-luz.

Agora, analisando mais dados fornecidos pela missão Kepler, da Nasa, a equipe do pesquisador David Kipping, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics (CfA), descobriu algumas particularidades sobre o corpo celeste.

Este gigante gasoso do tamanho de Júpiter reflete menos de 1% da luz do sol que o ilumina.  Para efeito de comparação, Júpiter reflete mais de um terço da luz – culpa das suas grandes nuvens de amônia.

Mas orbitando sua estrela a menos de 4,8 milhões de km, o TrES -2b possui temperaturas que chegam a 982ºC, o que o torna quente demais para possuir nuvens de amônia. Sua atmosfera é rica em vapores de sódio e potássio e óxido de titânio, todos que absorvem muita luz.

A presença desses gases, no entanto, explica apenas parcialmente a cor do planeta. Cabe aos pesquisadores continuar investigando.

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/tres-2b-e-planeta-mais-negro-ja-encontrado-12082011-18.shl

 

 

 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s