Menor placa PC do mercado

Menor placa PC do mercado

A fabricante de chips chinesa Via Technologies dá outro passo rumo ao conceito que a empresa faz da conectividade total: a proliferação da inteligência digital pelas casas, escritórios, escolas, indústrias e veículos através de uma ampla gama de dispositivos conectáveis. Cerca de dois anos após lançar a menor “placa-computador” do mercado, a empresa apresenta a sua nova placa Nano-ITX, um computador completo medindo apenas 12 x 12 centímetros.

A mudança da era do PC para era da conectividade total já é alardeada há algum tempo. Há muitas oportunidades nessa transição, mas há também muitos desafios a serem vencidos. A diminuição do tamanho dos computadores é, sem dúvida, um passo importante. Mas os sistemas operacionais e softwares também terão que dar seus próprios passos se quiserem atender a um conjunto muito mais variado de usuários, com necessidades mais diversas ainda. O Linux está na frente, graças à facilidade com que o sistema operacional do pingüim pode ser “enxugado” de recursos desnecessários.

Não se espera que os PC “faz-tudo” deixem de existir. Na verdade, o “tudo” tende a se ampliar, à medida em que a tecnologia disponbiliza uma maior gama de serviços. Mas várias necessidades podem ser supridas com equipamentos especializados, mais poderosos do que os microcontroladores que equipam eletrodomésticos e carros, mas sem necessitar da força total de um PC topo-de-linha.

A Nano-ITX sem dúvida atenderá a esses mercados nascentes. Ele deverá mesmo invadir o mercado de microcontroladores especializados, mais difíceis de programar. As inúmeras ferramentas disponíveis para a plataforma PC, além do maior poder de processamento, memória e armazenamento, deverão tornar a Nano-ITX, e as similares que logo deverão aparecer, em uma alternativa viável, principalmente para grandes equipamentos industriais.

Fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010150031028

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s