Designer cria celular especial para cegos

 

Se depender da vontade do designer Shikun Sun, além da função básica de fazer e receber ligações pelo celular, os cegos têm uma chance de usar o aparelho para ler mensagens, e-mail e fazer outros comandos que até então dependiam apenas da visão.Ele criou o DrawBraille, conceito de smartphone com 210 pontos que se movem para cima e para baixo para criar o alto relevo necessário à leitura em braile.

O aparelho tem cinco colunas de pontos, que representam os 35 símbolos que formam esse alfabeto, e basta passar os dedos sobre a superfície para ler o menu, a lista de contatos, e-mails, mensagens e até navegar na internet. Se o texto escrito no display mecânico for muito grande, há botões na extremidade do telefone para “rolar a página” para cima ou para baixo.

Ao lado da área de leitura dos pontos, foi projetada uma superfície composta por 20 quadrados, onde o usuário desliza os dedos para executar comandos e escrever. Para redigir uma mensagem em braile, basta fazer os toques certos nos seis quadrados centrais. Os números estão representados pelas teclas que ficam na parte mais externa do teclado.

Para facilitar a conferência do status da bateria, o designer Shikun Sun projetou cinco pontos mecânicos também na lateral do DrawBraille. Cada ponto representa 20% do nível total de carga e quanto mais pontos em alto-relevo, mais carregada está a bateria. O celular ainda tem comandos rápidos que podem ser programados pelo usuário, player de músicas e bloqueio de teclado. Conceito para iPhone nenhum botar defeito.

 

 

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/designer-cria-celular-especial-para-cegos-26082011-30.shl

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s