CEOs de rosto largo dariam mais lucro

Um estudo recém-divulgado sugere que CEOs de rosto mais largo têm melhor desempenho em suas empresas do que aqueles com face mais comprida.

Elaine M. Wong e seus colegas da Universidade de Wisconsin-Milwaukee, nos Estados Unidos, analisaram 55 rostos da lista de executivos publicada pela Fortune 500 e compararam a razão das medidas com o desempenho financeiro das companhias que comandavam.

O resultado, que será publicado na Psychological Science, mostrou uma significativa relação entre a largura do rosto e os bons números obtidos. Homens com rostos como o de Herb Kelleher, ex-CEO da Southwest Airlines, costumam  ter performances melhores do que tipos como Dick Fuld, o último CEO do Lehman Brothers.

Embora a escolha de medir a largura do rosto pareça aleatória, os pesquisadores escolheram esse traço físico pela quantidade de estudos anteriores que associam a razão entre a largura e altura à agressividade das pessoas.

Sabe-se, por exemplo, que jogadores de hockey com rostos mais largos passam mais tempo fora do jogo sendo punidos por faltas. Acredita-se que essa relação esteja ligada aos níveis de testosterona – e, portanto, só se aplique a homens (daí o motivo de mulheres terem ficado de fora da pesquisa de CEOs).

Aparentemente, homens de rosto mais largo se sentem mais poderosos, tendem a olhar para “o todo” ao invés de pequenos detalhes e são melhores em permanecerem focados em uma tarefa. Para os pesquisadores, esse sentimento de “poder” estaria relacionado ao desempenho da empresa.

O estudo, no entanto, não é um embasamento definitivo para investidores buscando os melhores resultados em bolsas. Análises que relacionam aspectos físicos e características comportamentais são sempre difíceis de avaliar e possuem muitas nuances – coisa que os próprios pesquisadores admitem.

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/ceos-de-rosto-largo-dariam-mais-lucro-29082011-13.shl

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s