Mapa mostra pela 1ª vez movimento do gelo

 

Um novo mapa da Antártica ilustra, pela primeira vez, como o gelo se movimenta através do continente. Os criadores do mapa acreditam que ele pode ser uma ferramenta muito importante para ajudar pesquisadores a compreender como o aquecimento do clima está alterando o continente.A criação do mapa digital teve o apoio da Nasa e combina dados coletados entre 2007 e 2009 por satélites da Agência Espacial Canadense, da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial.

“Trata-se de uma colaboração única em que cada satélite contribui com competências diferentes e mapeia partes distintas do continente”, afirma Eric Rignot, pesquisador do sistema terrestre, da Universidade da Califórnia,em Irvine, e o principal autor do estudo.

Ele afirma, por exemplo, o satélite japonês serviu para mapear o movimento rápido do gelo no litoral da Antártida.

Rignot descreveu o mapa na edição atual da revista Science, em conjunto com seus colegas Jeremie Mouginot e Bernd Scheuchl, da mesma universidade.

Antes da iniciativa, grande parte do leste da Antártica, que representa 77 por cento do continente, não havia sido mapeada, afirma Rignot.

De acordo com as descobertas, o padrão intricado do fluxo de gelo organizado une regiões do interior ao litoral do continente. Este fluxo é induzido em sua grande parte por porções largas e finas de gelo que deslizam do leito rochoso, relatam os pesquisadores.

“É a primeira vez que conseguimos observar a movimentação do gelo em todo o continente”, afirma Rignot. ”Antes, tínhamos apenas modelos de como pensávamos que ela acontecia“, afirma

 

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/mapa-mostra-pela-1-vez-movimento-do-gelo-29082011-19.shl

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s