IBM cria maior HD do mundo com 120 Petabytes

 

A IBM desenvolveu o maior sistema de disco rígido do mundo, capaz de armazenar até 120 petabytes (equivalente a 120 milhões de gigabytes) de dados.O sistema em RAID foi fabricado a pedido de um cliente da empresa, que pretende utilizá-lo com programas de simulação de fenômenos naturais. O dispositivo terá capacidade para armazenar até 24 bilhões de músicas em formato MP3, por exemplo.

Desenvolvido pelo laboratório de pesquisas Almaden da IBM na Califórnia, Estados Unidos, o sistema utiliza 200 mil discos rígidos comuns. Até então o maior HD do mundo possuía armazenagem de 15 petabytes.

Segundo a empresa, este tipo de HD será ideal no futuro para computadores que utilizam sistemas complexos para simulações. E caberá a IBM garantir que o sistema não apresente falhas e corrompa os arquivos por portar muitos discos rígidos.

“A IBM usa a tática de fazer várias cópias de um mesmo arquivo em discos diferentes para garantir que o sistema funcione, mesmo que um disco pare de funcionar”, explica Bruce Hillsberg, diretor do departamento de pesquisa de armazenamento de dados da IBM, em entrevista ao site Technology Review.

 

 

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/ibm-cria-maior-hd-do-mundo-com-120-petabytes-30082011-6.shl

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s