Músculos são criados em laboratório

Cientistas conseguem, pela primeira vez, criar tecido muscular estruturado em laboratório.

A partir de células-tronco de ratos, pesquisadores da Universidade Eindhoven, na Holanda, deram um grande passo rumo à regeneração de tecidos humanos.

Em 2009, a mesma universidade havia conseguido um grande avanço na criação de tecido muscular sem utilizar células-tronco- apenas com células do músculo de porcos. O objetivo, na época, era criar uma solução para a alimentação mundial com uma espécie de carne de laboratório.

Dessa vez, os pesquisadores obtiveram células musculares orientadas na direção correta, mais firmes, e repletas de vasos sanguíneos de uma maneira muito simples que dispensa o uso de agentes bioquímicos:  aplicando tensão em uma direção.

O alinhamento das células é o que dá ao músculo sua força, porém pesquisas anteriores nunca havia conseguido criar células organizadas dessa forma.

As células-tronco foram colocadas em um tecido próprio para seu crescimento, de 2×8 mm, que foi esticado e preso com uma espécie de velcro. Ao se transformarem em células musculares, elas cresceram orientadas devido à tensão, o que fez com que as veias (cujas células-tronco também foram colocadas no tecido) se desenvolvessem automaticamente.

 

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/musculos-sao-criados-em-laboratorio-30082011-10.shl

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s