Governo estuda incentivar produção de etano

 

O governo quer ressarcir parte dos gastos que as usinas de cana-de-açúcar têm com o pagamento de tributos para tentar incrementar a produção de etanol e ampliar a oferta do combustível no País.Segundo o secretário de produção de agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone, a ideia é conceder um crédito para as usinas que destinarem sua produção ao álcool. O valor poderá ser abatido do pagamento futuro de impostos como PIS e Cofins.

Além disso, técnicos continua avaliando a criação de uma linha de crédito para a renovação de lavouras mantidas pelas usinas. Os financiamentos seriam garantidos com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo Bertone, é preciso criar uma linha de crédito para o setor com uma taxa de juros “mais atrativa”.

Bertone evitou, entretanto, afirmar quando o governo pretende, efetivamente, lançar as medidas. O secretário disse apenas que isso deve acontecer em breve. Desde o início do ano, quando o preço do álcool combustível chegou próximo ao valor da gasolina, o governo vem estudando alternativas para evitar a forte volatilidade dos preços do produto no período de entressafra. Este ano, a situação é ainda pior porque a produção ficou abaixo do esperado o que tem gerado falta do produto em meses em que normalmente isso não acontece.

Ontem, o governo anunciou que vai reduzir, a partir de 1º de outubro, de 25% para 20% a proporção da mistura de álcool anidro na gasolina. A medida visa garantir o abastecimento tanto este ano, quanto em 2012.

 

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/governo-estuda-incentivar-producao-de-etanol-31082011-3.shl

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s