Relatório critica Apple por poluir China

 

Grupos ambientalistas chineses acusaram a Apple de ignorar a poluição emitida por seus fornecedores no país, na mais recente crítica ao histórico ambiental da companhia.Emissões de substâncias tóxicas de “suspeitos de serem fornecedores da Apple” têm lesado comunidades locais e o meio ambiente, afirmou uma coalizão de organizações ambientais nesta quarta-feira em um relatório de 46 páginas, alegando esforços para esconder a poluição por parte das empresas.

A degradação ambiental generalizada têm acompanhado o acelerado crescimento econômico da China, e o governo tem sido criticado por não tomar as medidas necessárias para combatê-la.

“O alto volume de liberação (de poluentes) na cadeia de produção da Apple põe em perigo a saúde e a segurança da população”, disse o relatório, divulgado no site do Instituto de Assuntos Públicos e Ambientais de Pequim (http://www.ipe.org.cn).

O relatório alega que 27 “suspeitos” de serem fornecedores da Apple têm sérios problemas de emissão de poluentes, de gases tóxicos a lodo contendo metais pesados. Em um caso, afirmou o relatório, um vilarejo próximo passou por “um crescimento fenomenal dos casos de câncer”.

A Apple decidiu “se aproveitar das brechas” nos sistemas de gestão ambiental de países em desenvolvimento para “obter grandes lucros”, apontou o relatório.

A Apple não divulga quem são seus fornecedores. Os grupos ambientais disseram que documentos públicos e cinco meses de pesquisa e investigação de campo levaram às conclusões do relatório.

 

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/relatorio-critica-apple-por-poluir-china-31082011-36.shl

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s