Achada galáxia espiral com 2 buracos negros

 

Pela primeira vez, pesquisadores descobrem uma galáxia parecida com a Via Láctea, porém com dois buracos negros.

Utilizando o Observatório de Raio-X Chandra, da Nasa, a equipe do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, nos Estados Unidos, detectou com detalhes o centro da NGC 3393, uma galáxia a 160 milhões de anos-luz da Terra.

Os buracos negros de grande massa estão separados por apenas 490 anos-luz. Eles provavelmente são os restos da fusão de duas galáxias de massas desiguais há mais de um bilhão de anos.

Por estarem tão próximos um dos outro, e cercados de gás e poeira, os buracos negros haviam escapado a detecções anteriores – e astrônomos acreditavam que a NGC 3393 possuía apenas um em seu centro.

Raridade

As galáxias em espiral, como a nossa Via Láctea, possuem um buraco negro de grande massa em seu centro. Quando duas delas, de mesmo tamanho, se fundem, o resultado deveria ser a formação de uma nova galáxia: com forma distorcida, um par de buracos negros em seu centro e uma intensa formação de novas estrelas.

No entanto a NGC 3393 é bem organizada em sua forma espiral e, à primeira vista, não parece ser fruto de uma fusão. Além disso, está repleta de estrelas mais velhas.

Isso significa que ela pode ser o primeiro caso conhecido de galáxia grande se fundindo com uma menor. Essa diferença de tamanho nas galáxias resultaria nos dados observados.

As medições em raio-X com o Chandra foram publicadas na Nature e não só revelaram a dupla de buracos negros como também mostraram que ela está crescendo – e, em algum momento, deve se fundir em um.

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/achada-galaxia-espiral-com-2-buracos-negros-05092011-12.shl

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s