Reagente deixa cérebro transparente

Novo reagente químico desenvolvido por laboratório japonês consegue deixar tecidos biológicos transparentes.

No momento, a invenção, batizada de Scale, está sendo usada para estudar o cérebro de ratos e funciona combinado a marcadores fluorescentes colocados nas células. O método permite a produção de imagens em 3D do órgão com detalhes e profundidade inéditos.

O objetivo da equipe liderada pelo Dr. Atsushi Miyawaki, do Instituto de Ciências do Cérebro RIKEN, é, em breve, testar o produto em primatas e até em humanos.

O Scale é um reagente aquoso, mais eficiente e barato do que qualquer outro já inventado, e que literalmente deixa tecidos biológicos transparentes. Seu uso permitirá a compreensão de detalhes até então desconhecidos do funcionamento celular, uma vez que outros métodos de observação têm limites.

Por exemplo, para observação direta em microscópio é preciso que as partes de um tecido sejam fatiadas de forma muito fina. Já métodos ópticos esbarram no limite de alcance da luz – 1mm de tecido.

Além de não alterar a forma ou proporção da amostra, o Scale também evita que os sinais das proteínas fluorescentes decaiam. Essas proteínas são criadas em células geneticamente modificadas, e emitem uma cor diferente que serve como marcador nos tecidos.

Por enquanto, o foco da pesquisa é o cérebro dos ratos – porém o reagente não está limitado a apenas este órgão ou animal. Coração, músculos e fígado de primatas e até humanos poderiam ser estudados com o Scale.

Além disso, os pesquisadores também imaginam um reagente que permitiria fazer essas observações em organismos vivos. Esse produto causaria uma transparência menor, mas permitiria observar o funcionamento interno de um órgão em um ser vivo.

As imagens obtidas e os resultados do Scale foram publicados na Nature Neuroscience.

 

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/reagente-deixa-cerebro-transparente-06092011-13.shl

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s