Idealizador do e-book morre nos EUA

Michael Hart, criador do Projeto Gutenberg, faleceu nos Estados Unidos aos 64 anos. Ele era considerado idealizador dos livros eletrônicos (e-books).A partir de uma ideia para criar um acervo digital para livros, Hart fundou o Projeto Gutenberg, criado em 1971 e considerada a primeira e mais antiga biblioteca virtual, que conta atualmente com mais de 35 mil títulos (de domínio público e permitido por direitos autorais) para download.

Sua primeira digitalização foi a Declaração de Independência dos Estados Unidos. E a partir do compartilhamento de livros digitalizados que nasceu a ideia dos livros eletrônicos, que mais tarde veio a ser ampliada com o surgimento dos leitores de livros digitais.

Para Hart a proliferação dos e-books seriam o meio mais eficiente para distribuir livremente os conteúdos literários. “Aprender é sua própria recompensa. Nada do que disser será maior que isso”, dizia Hart em uma de suas declarações mencionadas em seu obituário na página do Projeto Gutenberg.

Michael Hart foi encontrado morto em sua casa, em Urbana, no estado de Illinois. Segundo parentes, ele teria sofrido uma parada cardíaca enquanto dormia.

 

 

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/carreira/idealizador-do-e-book-morre-nos-eua-09092011-35.shl

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s