50 novos planetas são descobertos

 

Astrônomos europeus anunciaram ontem a descobertas de 50 novos exoplanetas – corpos que orbitam uma estrela que não o Sol.

Desses, 16 se enquadram na chamada categoria Super Terra – com massa entre uma e dez vezes  a do nosso planeta . Um deles, com apenas 3,6 vezes a massa da Terra, está em uma região que poderia permitir a presença de vida em sua superfície.

Chamado de HD 85512 b, ele está na Zona Habitável, a região na órbita de uma estrela na qual a temperatura permitiria a presença de água liquida.

A descoberta foi feita com o HARPS, um telescópio controlado pelo European Southern Observatory e localizado no Observatório La Silla, no Chile.

Observando 376 estrelas parecidas com o Sol, o Harps já detectou mais de 150 novos planetas. Ele funciona medindo uma pequena alteração na estrela causada pela presença de um corpo orbitando ao seu redor.

Com os dados obtidos nessa nova leva, a equipe viu que cerca de 40% das estrelas parecidas com o Sol possuem pelo menos um planeta mais leve que Saturno. Esse tipo de descoberta é essencial para futuras investigações com telescópios que buscam evidências de vida fora da Terra.

 

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/50-novos-planetas-sao-descobertos-13092011-24.shl

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s